quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Utilização de materias manipuláveis na sala de aula

Os materiais privilegiado de diversos tipos são, ao longo de toda a escolaridade, um recurso privilegiado como ponto de partida ou suporte de muitas tarefas escolares, em particular das que visam promover actividades de investigação e comunicação matemática entre os alunos.
De este modo, a Matemática vê-se reflectida de maneira próxima, simpática e informal no divertido mundo dos jogos.
Através do jogo o aluno tem a oportunidade de tomar consciência dos seus processos de pensamento, o que, hoje em dia, é considerado indispensável para melhorar a sua capacidade de resolver problemas.
Os jogos podem contribuir para que o aluno encare o erro de uma forma mais positiva e natural, e também permitir uma abordagem informal e intuitiva de conceitos e ideias matemáticas consideradas, em determinado momento demasiado abstractas. São todas estas razões que me levam a considerar que os jogos deverão ter um lugar privilegiado entre as metodologias utilizadas na Educação Matemática.
Assim sendo o jogo dá-nos um elemento diferente: uns ajudam os alunos a desenvolver a imaginação, outros ensinam-nos a seguir uma cadeia lógica de pensamento; alguns exigem descobrir o truque matemático enquanto outros exploram a memória ou exigem simplesmente engenho ou favorecem naturalmente a interacção entre os alunos.
Os jogos que apresento neste blogue são jogos de estratégia, pois com este tipo de jogos não é minha preocupação explorar conteúdos científicos, mas sim proporcionar aos alunos vivências matemáticas que constituam desafios interessantes e que os levem à prática de raciocínios mais ou menos elaborados. A motivação destes jogos reside na descoberta de uma estratégia para ganhar.
Finalmente é importante considerar as novas tecnologias indispensáveis à Educação Matemática no limiar do século XXI, isto porque torna-se cada vez mais premente partilhar com os nossos alunos o prazer de gostar de Matemática, levando para a prática o grande objectivo do ensino desta disciplina, universalmente reconhecido como o desenvolvimento de capacidades de raciocínio, de formulação e de resolução de problemas.



http://www.apm.pt/mj/index1.html

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